Ensino Médio - Vera Cruz

© 2023 Vera Cruz
Associação Universitária Interamericana
CNPJ 60.552.551/0001-90

Tel.: 11 3024-5315 | 3024-5314
Horário de atendimento das 7h45 às 17h30

Ensino Médio

Foco nas competências e habilidades cognitivas e socioculturais

Participe do processo seletivo para 2024

As inscrições para o processo de seleção para 2024 estará aberto até o dia 23 de outubro.

Nossa proposta

Da formação integral ao ingresso nas melhores faculdades

Liberdade de pensamento, autoconhecimento, autonomia intelectual, compromisso ético, valorização da cultura e o despertar da responsabilidade social, democracia, diversidade, direitos humanos, combate ao racismo e à desigualdade. Com a formação de alunos bilíngues, a preparação para o futuro profissional e o caminho até a faculdade dos sonhos, o nosso Ensino Médio oferece o apoio pedagógico e o ambiente propício para que cada jovem desenvolva todo o seu potencial. 

Nosso trabalho rigoroso observa o cuidado com a formação dos alunos e a seriedade com que vivemos o currículo e a experiência da escola. Ao chegar na universidade, o estudante do Vera faz a diferença: não apenas tem o conhecimento, mas também sabe trabalhar em grupo, interpreta e produz textos, constrói hipóteses e debate com autonomia. O trabalho de preparação para os vestibulares se caracteriza pelos simulados, as aulas de revisão durante o 3º ano, e o acompanhamento dos diferentes formatos dos exames. Os alunos seguem seus estudos, no Ensino Superior, a partir de suas escolhas próprias; o trabalho com o autoconhecimento e as escolhas pessoais é um valor do projeto pedagógico do Vera.  

O acesso ao Ensino Superior é uma consequência das aprendizagens e dos caminhos trilhados na escolarização, uma decorrência da educação crítica e transformadora do Vera. Aqui, olhamos para a trajetória de cada um; nossa equipe de psicólogos e coordenadores de série, juntamente com a equipe de professores, acompanha os alunos para que possam refletir sobre seu projeto de vida e desenhar seu percurso. Conheça aqui a relação atualizada de cursos e instituições escolhida por nossos alunos.

Nosso currículo é diversificado e flexível, para que possa contemplar os vários campos do saber. As quatro áreas do conhecimento -- Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática -- são organizadas em um conjunto de disciplinas do núcleo comum. A ele se agregam disciplinas eletivas inovadoras e atualizadas com as tendências de cada área, aprofundamento em assuntos socialmente relevantes, fluência em língua estrangeira e diversos cursos optativos. Além das disciplinas eletivas, temos, desde 2022, itinerários formativos interdisciplinares.

Itinerários Formativos Interdisciplinares

Os Itinerários Formativos, conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho que os alunos podem escolher no Ensino Médio, permitem o aprofundamento em uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas. Além disso, os alunos podem selecionar duas disciplinas eletivas, uma por semestre.

O trabalho com Projeto de Vida e Convivência Ética acompanha as escolhas dos alunos dentro da Escola e em seus projetos de continuidade no Ensino Superior, desde a 1ª série. Na 2ª série, o projeto “Projeto de Vida e Convivência Ética” passa também a acompanhar o desenvolvimento dos planos de continuidade dos estudos dos alunos no Ensino Superior e suas perspectivas com relação ao mundo do trabalho, por meio de debates nas aulas, filmes, análises de textos, além de palestras de profissionais, contatos com ex-alunos e visitas a universidades. Na 3ª série, momento da passagem para o Ensino Superior, o Vera oferece atividades optativas de preparação para os vestibulares. Durante todo o ano, realizamos provas simuladas, formuladas por especialistas da Escola e de pré-vestibulares.

Para saber mais sobre a nova organização curricular do Ensino Médio, clique aqui.

Formação de alunos bilíngues

O reconhecido inglês do Vera atinge no Ensino Médio seu ponto máximo. O objetivo é a fluência na comunicação oral e escrita – habilitando para o trânsito nos mundos acadêmico, social e cultural já na 1ª e 2ª séries. Na 3ª série, incluímos a disciplina optativa Current Events, que tem foco na leitura e discussão argumentativa de material multimídia autêntico – textos originais de revistas, jornais especializados, filmes e sites.   

Ao concluir a formação básica, nossos alunos têm a oportunidade de se certificarem em um dos exames do Cambridge Assessment English, departamento da conceituada Universidade de Cambridge, responsável pela elaboração e aplicação de exames internacionais em proficiência de língua inglesa. De acordo com sua jornada de aprendizado, os alunos prestam, ao final do Ensino Médio, o A2 Key for Schools (KET), B1 Preliminary for Schools (PET), B2 First for Schools (FCE) ou C1 Advanced (CAE), certificações valorizadas nas carreiras acadêmica e profissional. Os exames são aplicados pelo próprio Vera como Centro autorizado do Cambridge Assessment English, departamento da universidade inglesa.

Equipe próxima e dedicada aos projetos dos alunos

A equipe de educadores do Vera é um dos maiores orgulhos da Escola. Contamos com professores bem formados e extremamente dedicados -- atualizados, criativos, comprometidos com a reflexão sobre sua própria prática. A rede de formação tem o apoio do Instituto Vera Cruz, faculdade de pedagogia ligada à Escola e que garante acesso direto à pesquisa de ponta e contato com os maiores nomes mundiais das ciências da educação.

Num período de tantas transformações como a adolescência, a Orientação Educacional tem um papel fundamental. Além da Direção Pedagógica e da Coordenação do segmento, no Ensino Médio do Vera cada série tem um professor coordenador e um psicólogo escolar. O resultado é uma grande proximidade entre a equipe de educadores e os alunos, vínculo importante nesse momento de construção da identidade de jovens adultos, que envolve a descoberta de potências e fragilidades e das formas desses sujeitos se colocarem no mundo e com ele dialogarem. 

Famílias e o convite à ação social

Presenças constantes ao longo de toda a escolarização no Vera, as famílias participam da rotina do Ensino Médio em reuniões de pais, festividades, palestras e debates em torno de temas ligados à adolescência ou de interesse da comunidade. O Ensino Médio também promove o trabalho voluntário e a participação de alunos e familiares em diversos projetos comunitários.         

Infraestrutura completa projetada para jovens

Localizado em um amplo e agradável espaço de 8.000 m² na Vila Leopoldina, o Ensino Médio do Vera tem estrutura diversificada, pensada especialmente para ser aproveitada por jovens. A Unidade Baumann é composta por dois prédios com salas de aula, um conjunto poliesportivo coberto e a praça de alimentação. Os edifícios têm laboratórios de Física, Química e Biologia, espaços para dança e capoeira – salas especialmente preparadas para aulas de música e arte.  A biblioteca, com seu amplo acervo, está integrada às demais bibliotecas da Escola, nas outras unidades e está preparada para receber os alunos que ali podem desenvolver seus trabalhos, usar computadores e editar filmes. A unidade do Ensino Médio conta, ainda, com uma ampla Oficina de Projetos – espaço especialmente pensado para o desenvolvimento de projetos que envolvem tecnologia, provido de impressora 3D, cortadora à laser, equipamentos e ferramentas para marcenaria e robótica.

Tour 360

Ainda temos muito a contar sobre nosso Ensino Médio. Se você quer saber mais, agende uma visita com a equipe de Coordenação e venha nos visitar. Vai ser um prazer conversar com você!

Inscrições e matrículas 2024

As inscrições para 2024 já estão abertas. Acesse o formulário aqui.

Ainda temos muito a contar sobre nosso Ensino Médio. Se você quer saber mais, agende uma visita com a equipe de Coordenação e venha nos visitar. Vai ser um prazer conversar com você!

Com a formação de alunos bilíngues, a preparação para o futuro profissional e o caminho até a faculdade, o nosso Ensino Médio oferece o apoio pedagógico e o ambiente propício para que cada jovem desenvolva todo o seu potencial.

Vídeos

  • Unidade Baumann

Participe do processo seletivo para 2024

As inscrições para o processo de seleção para 2024 estará aberto até o dia 23 de outubro.

Acontece no Vera

Veja tudo o que acontece